12/09/2017

São Maurílio, Bispo de Angers († 453), 13 de setembro



São Maurílio, nascido nos arredores de Milão, foi atraído par Tours pelas virtudes de São Martinho, junto ao qual exerceu, durante vários anos, a função de chantre (quem conduz os hinos) nos Ofícios Divinos; depois, ordenado Sacerdote, devotou-se à salvação das almas. Seu zelo o conduziu até perto de Angers, onde, por suas orações, conseguiu construir uma igreja cristã no lugar onde antes havia um templo pagão. Ao lado dessa igreja, construiu um mosteiro, junto ao qual pouco depois veio se fixar uma população, dando origem à cidade de Chalonne.

Quando o bispo de Angers morreu, Maurílio o sucedeu por escolha do próprio São Martinho. No dia de sua sagração, uma pomba pousou sobre sua cabeça, fato presenciado por todos. Alguns anos mais tarde, algo estranho aconteceu: durante a Consagração na Missa celebrada pelo Pontífice, trouxeram-lhe uma criança à beira da morte para que recebesse o Sacramento da Crisma; Maurílio esperou o fim da Consagração, mas durante esse tempo a criança morreu. Ele, então, ficou tão traumatizado que decidiu fugir sem avisar a ninguém, embarcando para a Inglaterra, onde se empregou como jardineiro na casa de um rico senhor.

Os fiéis de sua diocese, cuja dor era inconsolável, o procuraram tanto que acabaram descobrindo seu paradeiro; mas ele se recusou a voltar ao pastoreio de seu rebanho, dizendo: “Eu não posso, pois, tendo perdido no mar as chaves das relíquias de minha catedral que inadvertidamente eu trouxe comigo, acabei fazendo o juramento de não mais aparecer em Angers enquanto não as reencontrasse. “Ei-las”, disseram-lhe os enviados; “durante a nossa travessia, um peixe caiu no convés do navio jogado por uma onda, e em seu ventre nós encontramos as chaves”. Maurílio então obedeceu à Vontade do Céu. Em seu retorno, foi ao túmulo da criança e, com os olhos cheios de lágrimas, pediu a Deus que lhe devolvesse a vida. O pequeno ressuscitou e recebeu, por causa deste segundo nascimento, o nome de René (Renascido), tornando-se futuramente o sucessor de Maurílio na cátedra de Angers.

Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano, Tours, Mame, 1950

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://magnificat.ca/cal/fr/saints/saint_maurille.html
http://har22201.blogspot.com.br/2012/09/saint-maurille.html
http://har22201.blogspot.com.br/2012/09/saint-maurille.html
Ver também: http://carmina-carmina.com/carmina/Mytholosaints/maurille.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário