25/09/2017

Beato Francisco de Paula Victor, Padre (1827-1905), 23 de setembro




Francisco de Paula Victor nasceu em 12 de abril de 1827 em Campanha (Minas Gerais, Brasil). Ordenado padre em 14 de junho de 1851, Padre Victor tornou- se pároco em Três Pontas, cidade situada no sul de Minas Gerais, no Brasil, durante mais de cinquenta anos. Uma vida que se iniciou com inúmeras dificuldades, já que ele era filho de uma escrava de origem africana, Lourença Justiniana de Jesus. Sua madrinha era Marianna de Santa Barbara Ferreira, patroa de Lourença. Viveu de forma heroica o seu ministério e faleceu com fama de santidade. Teve a sua beatificação autorizada pelo Vaticano após o reconhecimento de um milagre alcançado por sua intercessão.

Em 1848, D. Antonio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana (Minas Gerais, Brasil), visitou a cidade de Campanha, onde foi procurado pelo então alfaiate Francisco de Paula Victor, que lhe manifestou a vontade de seguir a vida religiosa. Em pleno regime escravagista, isto seria impensável. Porém, graças à sua madrinha e a D. Antonio, ele pôde cumprir sua vocação, apesar de todos os obstáculos. Em 5 de junho de 1849, Francisco entrou para o seminário na cidade de Mariana. Em 14 de junho de 1851, Francisco foi ordenado padre e regressou à sua cidade natal. Em 14 de junho de 1852, Padre Francisco foi transferido para a cidade de Três Pontas (Minas Gerais, Brasil) começando os seus trabalhos sociais na cidade. Foi ali pároco durante 53 anos, até à data da sua morte.

Sua dedicação e virtudes fizeram-no admirado por todos, pois assumiu a direção da paróquia com zelo e carinho, colocando-se, assim, acima de todas as críticas. Procurou catequizar e instruir o seu povo, criando a Escola Sagrada Família. Por lá passaram brasileiros de grande projeção social: D. João de Almeida Ferrão, primeiro Bispo de Campanha; Cônego José Maria Rabello, que foi o seu coadjutor em Três Pontas. Padre Francisco instruiu muitos filhos de famílias humildes, fazendo deles pessoas de cultura, que puderam alcançar sucesso mais variadas profissões.

Padre Francisco Victor pregava, pelo exemplo, a fé, a esperança, a fortaleza, a prudência, a justiça, a obediência, a temperança, a humildade, o temor a Deus e, sobretudo, a caridade. Amava a Deus na pessoa do seu próximo, especialmente nos mais pobres. Os paroquianos, nas suas necessidades, recorriam a ele. Era bom, porém enérgico. Dele diziam: “Padre Victor vivia de esmolas e dava esmolas”. “Pároco generoso e zeloso na catequese e na administração dos Sacramentos” (Papa Francisco, durante o Angelus de 25 de novembro de 2015).

Com o seu falecimento, houve um abalo emocional na região e muitos queriam dar o último adeus ao querido padre. Durante os três dias de velório, o seu corpo exalava um cheiro de rosas, um sublime perfume que não se explicava de onde viria. Depois de três dias, o corpo fez um cortejo na cidade e foi sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, que ele ajudou a construir. Conta a tradição que um dos primeiros milagres ocorreu quando um casal de lavradores foi à igreja levar seu filho para ser batizado, mas os padres da época cobravam uma taxa de que a família não dispunha. O casal, então, foi à igreja pedir uma luz a Deus, quando deles se aproximou uma pessoa se apresentando como padre e fez o batismo sem custas. O casal comentou sobre o padre com populares e o reconheceu através de uma fotografia de Padre Francisco Victor, que já havia falecido há anos.

O processo de beatificação do padre Francisco de Paula Victor Tramitou no Vaticano de 1992 a 2015, sendo decretado em maio de 2012 o título de Venerável, assinado pelo Papa Bento XVI no Vaticano. Em 3 de junho de 2015, os cardeais aprovaram no Vaticano, por unanimidade, um milagre atribuído ao padre Francisco de Paula Victor. O milagre reconhecido foi a cura inexplicável de um morador da cidade. Esta cura já havia sido reconhecida por médicos do Vaticano e por uma comissão de teólogos.

Francisco de Paula Victor foi proclamado Beato em Três Pontas (Minas Gerais, Brasil) em 14 de novembro de 2015. A missa solene foi presidida pelo Cardeal Angelo Amato s.d.b., Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que representou o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, Pontífice desde 13 de março de 2013). Beato Francisco Victor é venerado como “o santo das causas impossíveis”.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170923&id=17226&fd=0
https://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Victor
https://alchetron.com/Francisco-de-Paula-Victor-1153702-W#-

Nenhum comentário:

Postar um comentário