29/09/2017

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael (Festa), 29 de setembro



Com São Miguel, a Igreja honra hoje todos os Anjos bons, dos quais ele é o chefe modelo no dia da revolta de Lúcifer e dos anjos maus. Segundo as Sagradas Escrituras, eles foram divididos em três hierarquias: Anjos, Arcanjos e Virtudes; Potências, Principados e Dominações; enfim, o mais alto: Tronos, Querubins e Serafins. Sua ocupação é contemplar e amar a Deus, louvando-O e e executando Suas vontades para a condução do universo e para a salvação dos seres humanos. Também os vemos encarregados de diferentes missões sobre a terra junto às pessoas, às famílias, paróquias, dioceses, reinos e também junto a toda a Igreja.

As Escrituras fazem uma menção particular aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel – a quem foi confiado o cuidado de tudo o que diz respeito ao mistério da Encarnação – e Rafael, que acompanhou e conduziu maravilhosamente o jovem Tobias em sua viagem.

São Miguel foi feito não apenas Príncipe dos Anjos, mas também Príncipe das almas que devem preencher os espaços que permanecem vazios por causa da queda dos demônios. Seu nome denota sua humildade, pois significa: “Quem é como Deus?”

Os santos atribuem ao Arcanjo Miguel a maior parte das aparições mencionadas no Antigo Testamento. Dizem que foi ele quem reteve a mão de Abraão, prestes a imolar seu filho Isaac; foi ele quem apareceu a Josué e o fez senhor de Jericó pela queda de suas torres e muralhas; foi ele quem conduziu a arca de Noé por sobre as águas do dilúvio; foi também ele quem lutou contra Jacó e o abençoou. Também foi Miguel quem deu as Leis a Moisés no Monte Sinai; quem deu a Davi a vitória sobre Golias e o defendeu da perseguição de Saul, e muitas outras situações. Ele é o protetor das sinagogas e das igrejas.
A história nos conta tantas maravilhas deste Arcanjo sublime que não se pode duvidar de que ele seja, pelos desígnios de Deus, um dos principais instrumentos de Seu poder e bondade. A assistência que a França sempre recebeu deste Arcanjo faz com que seja considerado o especial protetor do país.

Oração a São Miguel Arcanjo
 “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldade e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos.
E vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Assim seja!”
(Oração redigida pelo Papa Leão XIII em 13 de outubro de 1884.)

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170929&id=15942&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=3850&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário