17/09/2017

São Lamberto, Bispo de Maastricht e Mártir († v. 705), 17 de setembro

Lamberto nasceu em Maastricht numa família nobre, e teve uma infância bastante privilegiada. Quando rapaz já realizava milagres, como fazer jorrar uma fonte de água para matar a sede dos operários que construíam uma igreja e carregar brasas ardentes nas dobras de seu manto sem queimá-lo. Suas virtudes extraordinárias o conduziram, aos vinte e um anos, à Sé Episcopal de Maastricht.

Após ter administrado santamente sua diocese durante vários anos, Lamberto foi cassado durante uma revolução, indo se retirar num mosteiro vizinho, onde se integrou aos humildes religiosos, distinguindo-se dos demais apenas por seu grande fervor. Conta-se a este respeito uma história bastante edificante: numa noite de inverno, levantando-se para orar, ele deixou cair uma de suas sandálias. O abade, sem saber quem havia feito o barulho, condenou-o a ir orar aos pés da cruz que ficava diante da igreja. Lamberto obedeceu sem contestar, ali ficando por cerca de quatro horas de joelhos, congelado pelo frio e coberto de neve, até que se dessem conta da injustiça. O abade e os religiosos se jogaram a seus pés pedindo-lhe perdão, mas Lamberto disse: “Que Deus os perdoe por pensarem ser culpados deste ato. São Paulo não me ensina que devo servir a Deus no frio e na nudez?”

Fazia sete anos que Lamberto morava nessa casa santa, vivendo ali as alegrias da vida religiosa, quando foi chamado a reassumir sua antiga Sé Episcopal, para a grande alegria de um rebanho que tanto havia lamentado sua saída. Seu cuidado com o cumprimento dos seus deveres pastorais foi mais forte que nunca: ele era o pai de todos, sobretudo dos pobres. Visitava as paróquias de sua diocese com zelo, sem deixar de lado aquelas mais isoladas. Seu amor pelas almas levou-o até mesmo a trabalhar para a conversão dos povos pagãos que não pertenciam à sua diocese.

Apesar das ameaças de morte, seu zelo nunca foi abalado e Lamberto teve a consolação de mudar corações e conduzir uma massa de pessoas ao seio da Igreja. Morreu mártir por causa de seu zelo para com as coisas do Céu.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170917&id=6681&fd=0

http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=51781&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário