20/09/2017

São Jacques (Tiago) Chastan, Padre m.e.p. e Mártir (1803-1839), 21 de setembro

Jacques Honoré Chastan é um Padre católico francês das Missões Estrangeiras, martirizado na
Coreia. Pertence ao Grupo dos Cento e Três Mártires da Coreia. Nasceu em Marcoux, nos Alpes-de-Haute-Provence, no dia 6 de outubro de 1803. Seus pais eram agricultores, e Jacques era o mais velho de oito filhos.

Jacques fez seus estudos em Digne antes de interrompê-los para entrar no Seminário Menor de Embrun em 1820. Em 1822 retornou ao Colégio de Digne para terminar seus estudos. Em 1823 entrou para o Seminário Maior, sendo ordenado Padre em 23 de dezembro de 1826. Celebrou sua primeira missa em Marcoux.

A seu pedido, entrou em 13 de janeiro de 1827 para o Seminário das Missões Estrangeiras em Paris, de onde saiu em 22 de abril rumo a Bordeaux, onde embarcou com destino a Macau.
Quinze meses mais tarde, após inúmeros percalços, Jacques chegou a Macau, de onde saiu rumo a Shangai, onde chegou em fevereiro de 1834. Teve muitas dificuldades para entrar na Coreia, que era o destino de sua missão, só conseguindo chegar lá em 31 de dezembro de 1836, após ter atravessado o rio Yalou e caminhar vários dias. Em 15 de janeiro de 1837, conseguiu chegar a Seul. Antes de lá chegar, havia estudado o idioma coreano. Jacques conseguiu cumprir sua missão apesar das grandes dificuldades enfrentadas.

Monsenhor Laurent Imbert, Vigário Apostólico, chegou em Seul no final de 1837, confiando as províncias do sul a Jacques, enquanto que as do Leste eram confiadas a Pierre Maubant. As conversões se multiplicavam, originando uma nova perseguição durante a qual inúmeros cristãos foram presos e forçados a cometer apostasia e a denunciar os padres missionários, que preferiram se entregar às autoridades a fim de que os novos cristãos fossem poupados.

Foram, então, encarcerados, levados ao pelourinho e torturados. Em 21 de setembro de 1839, todos foram decapitados. Os despojos de Jacques, assim como os de dois outros mártires, permaneceram expostos durante três dias antes de serem enterrados no lugar da execução. Depois, em 1843, foram transferidos para a montanha Sam Syeng San e hoje em dia repousam na Catedral de Seul. Jacques Chastan é celebrado em 21 de setembro.

A causa para a beatificação de Jacques Chastan foi introduzida por um decreto de 24 de setembro de 1857. Houve uma sequência de beatificações e canonizações de missionários na Coreia, a saber:
•    Em 5 de julho de 1925, o Papa Pio XI beatificou 79 máritres mortos pela fé na coreia entre 1838 e 1846 (dentre os quais Jacques Chastan).
•    O Papa Paulo VI beatificou 24 outros mártires do mesmo país em 6 de outubro de 1968.
•    Em 6 de maio de 1984, em Seul, na primeira cerimônia de canonização fora de Roma, o Papa João Paulo II canonizou 103 beatos:
3 bispos da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris: Laurent Imbert, Siméon-François Berneux, Antoine Daveluy;
7 padres da mesma Sociedade: Pierre Maubant, Jacques Chastan, Just Ranfer de Bretenières, Louis Beaulieu, Pierre-Henri Dorie, Pierre Aumaître, Martin Luc Huin;
André Kim, o primeiro padre coreano;
 -  92 leigos.

Como consequência política a esses martírios, aconteceram duas missões navais: a primeira, em 1845, destinada a exigir dos coreanos explicações sobre o assassinato dos três missionários, e a segunda, em 1847, que fracassou de forma lamentável.

Em 1866, o massacre de nove outros missionários em Seul acarretou uma expedição punitiva contra o Regente da Coreia, realizada por uma força naval francesa entre 18 de setembro e 12 de novembro do mesmo ano, comandada pelo contra-almirante Pierre-Gustave Rozequi.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Jacques_Chastan

https://eglise.catholique04.fr/?page_id=783

Nenhum comentário:

Postar um comentário