29/09/2017

São Gedeão, Juiz na tribo de Manassés (Séc. XIV A.C.), 26 de setembro

Gedeão ou Gideon (em hebraico: גדעון - Guide'on), igualmente conhecido pelo nome de  Yeroubbaal (“Que Baal se defenda!”), é um personagem bíblico do Livro dos Juízes (capítulos 6 a 8) oriundo da tribo de Manassés. É festejado em 26 de setembro.1

Narrativa Bíblica – O milagre de Gedeão:
Tendo sido chamado por Deus para vencer os Madianitas, Gedeão Lhe pediu garantias: “Se de fato tu vais salvar Israel por meio de mim como disseste, vou colocar no terreiro um pedaço de lã de carneiro. Se o orvalho cair somente sobre o pedaço de lã, e o terreiro estiver seco, então ficarei sabendo que tu libertarás Israel por meio de mim, conforme disseste.’ E assim fez Gedeão. Quando madrugou no dia seguinte, ele torceu o pedaço de lã, e com o orvalho que nela estava encheu um copo d’água. Gedeão insistiu ainda com Deus: ‘Não te irrites comigo se eu pedir mais uma vez. Permite que eu faça de novo a prova do pedaço de lã: que ele fique seco e a terra em volta se cubra de orvalho.’ E Deus assim fez nessa noite: o pedaço de lã ficou seco, enquanto havia orvalho na terra em volta” (Juízes 6, 36-40). Este “milagre”, também conhecido como “milagre do orvalho”, é objeto de inúmeros quadros e de evocações nas Biblia pauperum (Bíblia dos Pobres), onde é evocado em paralelo à Anunciação e à Tentação de Eva.

Vitória sobre os invasores:
Deus não desejava que a vitória que Ele queria oferecer aos Israelitas sobre seus invasores pudesse ser mal interpretada. Despediu mais de dois terços das tropas reunidas por Gedeão, depois lhe propôs fazer uma nova triagem entre os que restaram. O povo desceu até a água para beber. Deus então pediu a Gedeão para manter aqueles que “beberam a água levando-a à boca com as mãos”. Não sobraram mais que 300 homens dos 22 mil que se haviam juntado a Gedeão.

Durante a noite, Gedeão se infiltrou no campo dos Madianitas e escutou o sonho de um dos soldados (um pão de cevada que rolava pelo acampamento derrubando a sua tenda) e sua interpretação por um de seus camaradas (o acampamento sendo entregue por Deus à espada de Gedeão). Quando os 300 Israelitas atacaram ao som de trompetes, os Madianitas foram tomados pelo pânico no acampamento e começaram a se matar. Os sobreviventes fugiram.

Gedeão chamou novos reforços das quatro tribos coligadas. Os homens da tribo de Efraim ajudaram igualmente a impedir a fuga dos Madianitas e a capturar dois de seus Reis cujas cabeças foram levadas a Gedeão, que conseguiu assim acalmar o ressentimento dos Efraimitas, deixados de fora da coalisão contra os invasores.

A pequena tropa de Gedeão perseguiu dois outros Reis que haviam escapado pela outra margem do Rio Jordão. Duas cidades que ficavam no caminho se recusaram a fornecer provisões para Gedeão. Então, após capturar os dois Reis fugitivos, matando-os pois eram os assassinos de seus irmãos, Gedeão voltou até as duas cidades e as destruiu.

Fim  da narrativa:
Após esta vitória, os israelitas pediram a Gedeão que se tornasse seu Rei. Ele então recusou, respondendo que somente Deus era o guia deles. O país viveu em paz durante toda a vida de Gedeão; ele havia pedido aos Israelitas o ouro saqueado dos Madianitas, mandando fundi-lo para fabricar um “Éfode” (objeto de ouro geralmente usados pelos sacerdotes israelitas), que ele expôs no seu vilarejo, mas que acabou sendo adorado como um ídolo pelo povo de Israel.

Gedeão se casou com várias mulheres de diversas origens, e teve 70 filhos, dentre eles Abimelec, que se proclamaria Rei de Siquém. Com a morte de Gedeão, o povo recaiu no culto a Baal, esquecendo-se de Deus e da libertação alcançada por meio da família de Gedeão.

Notas e referências:
1. São Gedeão, site Nominis (em francês).
2. Livro de Juízes 6, 36-40.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9d%C3%A9on
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=48822&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário