02/04/2011

Beata Maria de São José (Laura Alvarado) Cardozo, Religiosa, Fundadora (1875-1967), 02 de Abril

Em sua vida, Maria de São José combinava as qualidades das figuras evangélicas de Maria e Marta, harmoniosamente integrando oração e contemplação com o trabalho e ação. Durante o dia, Maria de São José estava sempre ao lado dos pobre, órfãos e necessitados. À noite, ela passava longas horas diante do Santíssimo Sacramento.

O nome de nascimento da Beata Maria de São José é Laura Alvarado Cardozo. Ela nasceu em Choroní, na Província de Aragua, na Venezuela, no dia 25 de abril de 1875. Ela fez seus estudos em Maracay. Desde menina ela sentiu inclinação para a vida contemplativa, mas não existia na Venezuela convento algum de clausura e seu pai não a permitiu sair do país. Mesmo assim, Laura (futuramente chamada de Maria de São José) decidiu fazer um voto privado de castidade e ao cumprir 17 anos consagrou sua vida ao serviço daqueles que não tinham nada e ao cuidado dos doentes.
Seu exemplo atraiu outras jovens. Elas passaram a ser conhecidas por "Samaritanas", pois era assim que o povo começou a chamá-las. Maria de São José, aconselhada por seu pároco, o padre Vicente López Aveledo, decidiu estabilizar sua obra e, assim, formou uma congregação religiosa com seu pequeno grupo de "samaritanas". Foi assim que nasceu a Congregação das Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus. No dia 11 de fevereiro de 1901 elas vestiram o hábito agostiniano recoleto.
Depois de terminado seu serviço à Congregação Agostiniana Recoleta como Superiora Geral, ela consagrou sua vida à organização e expansão de sua comunidade. Seu caráter tendia à contemplação e ela se extasiava diante da Eucaristia. Sem dúvida, seu amor aos pobres pulsava em seu coração e isso a impulsionou a semear na Venezuela muitos serviços de benefício aos mais necessitados.
Profundamente preocupada - e ocupada - com os pobres, órfãos e enfermos, ela abriu casas de ajuda para meninos, meninas e idosos. Seu primeiro orfanato foi fundado em Maracay em 1905. Mais de 30 casas rapidamente se seguiram em várias cidades em bem pouco tempo. Com o tempo, 38 hospitais, orfanatos e escolas se tornaram realidade por causa de sua dedicação e trabalho.
Entre o trabalho diário e a oração pela noite, Maria de São José soube viver intensamente a ação e a contemplação em sua vida. Outra característica de sua espiritualidade foi seu amor à Igreja e seu carinho filial ao Papa.
Maria de São José morreu em Maracay no dia 2 de abril de 1967 com 92 anos. Maria de São José foi sepultada na capela da Igreja da Imaculada Conceição. Foi beatificada em 7 de maio de 1995.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário