25/04/2011

Santo Anacleto (Cleto), Papa, Mártir (+Século I), 26 de Abril

O Papa Anacleto (ou Cleto) foi o sucessor de São Lino e terceiro Papa, governando entre os anos 76 e 88. Era grego.
Durante onze anos de intensas atividades no "trono de São Pedro", viveu uma época de oscilação de paz e perseguição aos cristãos sob o reinado do imperador Vespasiano e seus dois filhos sucessores, Tito e Domiciano, em período que os cristãos acreditavam estar próximos do fim do mundo e do juízo final, baseados na pregação de São João Evangelista. Foi também durante seu papado que ocorreu a histórica erupção do Vesúvio.
Ordenou 25 sacerdotes em Roma, sancionou a veneração ao túmulo de São Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo de Cristo. Os escritos de Santo Ireneu confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar como se fossem dois papas diferentes.
A sua morte durante as perseguições de Domiciano, no ano 88, faz dele um dos mártires da Igreja Católica. Foi sepultado ao lado de São Pedro. A ele é atribuída uma série de orientações que condenam o culto a objetos "mágicos e de feitiçaria", assim como a condenação ao ato de se aceitar comidas oferecidas aos deuses "pagãos". Também a ele é atribuída a instauração da "Saudação e Bênção Apostólica" na abertura das mensagens papais.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Anacleto
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20110426&id=10538&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=43745&language=PT&img=&sz=full

Um comentário:

  1. achei muito interessante , pois meu nome é Edson cleto da silva . Concerteza foi de mnha familia!

    ResponderExcluir