24/03/2011

Santa Larissa, Mártir (+Século IV), 26 de Março

Santa Larissa (Beride) pretence ao grupo dos vinte e seis mártires mortos pelos Godos por volta do ano 375 d.C. sob Jungerico, um perseguidor dos Cristãos. Um antigo registro conta sobre o martírio de vinte e seis Cristãos no tempo dos imperadores Valentiniano, Valente e Graciano. O historiador Sozomeno diz que o Rei Atanarico ficou enfurecido ao ver seus súditos abraçarem o Cristianismo por causa da pregação do bispo ariano Ulfilas. Então, ele ordenou que muitos deles fossem torturados e executados, praticamente todos sem julgamento.
Os ministros do Rei Atanarico colocaram uma estátua numa carruagem e desfilaram com ela junto à tenda que os Cristãos usavam como igreja. Aqueles que adoraram o ídolo e ofereceram-lhe sacrifícios foram poupados; os restantes foram queimados vivos dentro da tenda. Jungerico havia dado ordens para queimar a igreja durante o serviço religioso. 308 pessoas morreram no incêndio, das quais apenas vinte e seis têm seus nomes conhecidos. Houve também um homem que foi à tenda e professou sua fé em Cristo, sendo martirizado com os outros. Diversos manuscritos apresentam seus nomes de formas variadas.
No reinado de Valentiniano e Teodósio (383-392), a viúva do Rei dos Godos, Gaatha (nome Cristão Ortodoxo), e sua filha Duclida, reuniram as relíquias dos santos mártires e levaram-nas para a Síria, com a ajuda de alguns sacerdotes e de um leigo chamado Tielas. Gaatha, mais tarde, retornou para a sua terra natal, onde foi apedrejada e morreu como mártir, juntamente com seu filho Agaton.
As relíquias dos santos mártires foram levadas para Duclida, que partiu para Cízico, na Ásia Menor, onde as distribuiu para a fundação de uma igreja. Santa Duclida morreu em paz.
Segundo os calendários góticos, os santos mártires eram comemorados em 23 de outubro.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Fonte:
http://ocafs.oca.org/FeastSaintsViewer.asp?SID=4&ID=1&FSID=100903

Nenhum comentário:

Postar um comentário