22/03/2011

São Serapião, Anacoreta e Bispo de Temuis, desterrado por combater o arianismo (+Século IV), 21 de Março

Serapião nasceu em Alexandria, Egito. Estudou Filosofia e outras matérias, e assim acabou lecionando na Escola de Alexandria.
Atraído pela vida ascética, ingressou num monastério onde conheceu Santo Antão (também conhecido como Santo Antônio o Grande ou Santo Antônio Abade). Devido às suas grandes qualidades, Serapião foi posteriormente sagrado bispo de Temuis. Participou do Concilio de Sárdica (347), enfrentando os hereges arianos. Sua obra escrita inclui: Tratado sobre os Salmos, Eucológuion, Sobre Temas Litúrgicos e várias epístolas (cartas). O lugar de sua morte é desconhecido. É representado como bispo ou ermitão, com uma túnica, uma caveira e um bastão.
Conhecido como "o Escolástico" por causa de sua erudição tanto sagrada como profana, São Serapião dirigiu durante algum tempo a Escola Catequética de Alexandria; retirou-se depois para o deserto, onde tornou-se monge, travando amizade com Santo Antão que, ao morrer, deixou-lhe uma de suas túnicas. Serapião foi “arrancado” de seu retiro para ser elevado à Sé Episcopal de Temuis, cidade do Baixo Egito, próxima a Diospolis.
Participou do Concílio de Sárdica, em 347; esteve intimamente associado a Santo Atanásio na defensa da fé católica. De acordo com São Jerônimo, foi mandado para o exílio pelo imperador Constâncio. Informou Santo Atanásio sobre a nova heresia macedônia, que começava a se propagar – as quatro cartas que Atanásio escrevera, do deserto onde ficara escondido, a Serapião, foram a primeira refutação expressa publicada sobre aquele erro.
São Serapião trabalhou com grande êxito contra os arianos e os macedônios; compilou também um livro excelente contra os *maniqueus. Escreveu várias cartas eruditas e um tratado sobre os títulos dos Salmos, obras estas que foram perdidas. Para nós, sem dúvida, sua obra mais importante é o **Euchologion, descoberto e publicado no final do Século XIX. Sócrates diz que São Serapião escreveu um breve epigrama, o sumário da perfeição cristã que freqüentemente ele repetia: "A mente se purifica pelo saber espiritual (ou pela santa meditação e oração); as paixões espirituais da alma, pela caridade; e os apetites desordenados, pelo jejum e a penitência."
Acredita-se que São Serapião tenha morrido no desterro, mas não se sabe exatamente  do que ele morreu, nem a data exata da sua morte.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário