05/03/2011

Santa Coleta (Nicoleta) Boylet, Celibatária, Reformadora das Ordens das Irmãs Clarissas Coletinas e dos Irmãos Franciscanos Menores Recoletos (1381-1447), 06 de Março

Nascida em 13 de janeiro de 1381, em Corbie, na região francesa de Amiens, Nicoleta Boilet, apelidada de Coleta, recebeu este nome em homenagem a são Nicolau. Seus pais, Margarida e Roberto Boylet, um próspero jurisconsulto de Corbie, Picardia, estavam com a idade avançada e sem filhos, quando pediram pela intercessão desta graça ao santo, do qual eram devotos. 
Artista abastado, o pai trabalhou no mosteiro beneditino de Corbie, onde a família viveu por alguns anos. A educação e o convívio religiosos ali recebidos influenciaram muito na espiritualidade de Coleta, que nunca mais se afastou da religião e contribuiu vigorosamente para a construção e afirmação da Igreja Católica. 
Órfã de pais muito cedo, distribuiu seus bens aos pobres, desejando consagrar-se a Deus. Ingressou entre as Beguinas de sua cidade e no ano seguinte pôs-se a serviço de um hospital próximo às beneditinas. Depois ingressou entre as Clarissas Urbanistas, no Real Mosteiro de Moncel, perto de Beauvais.
Retornando a Corbie, passou a viver num reclusório, como religiosa da Ordem Terceira de São Francisco (1402). Neste período teve uma visão de Cristo que lhe dava uma incumbência e, depois de muita resistência, acolheu o chamado de ser reformadora das Clarissas. Aconselhada pelo frei Henrique Baume, irmão menor, se apresentou ao papa Bento XIII, que estava em Nice, e lhe expôs a vontade de Deus. 
Em 1406 o Papa deu-lhe a aprovação para uma fundação e o início da reforma. Contam-se 17 Mosteiros por ela fundados ou reformados na França, Bélgica e Holanda, hoje conhecidas como irmãs Claras Coletinas.
 Sua ação reformadora alcançou também a Primeira Ordem, a dos Irmãos Menores, chamados Franciscanos Recoletos, reformando sete mosteiros masculinos.
Em 1410, inaugurou o seu primeiro mosteiro reformado em Besanzon., seguido depois de outros dezesseis.  Sua ação reformadora logo ultrapassou a França, chegando na Espanha, Bélgica e Itália. Juntamente com são Vicente Ferrer, Coleta lutou para acabar com o cisma do Ocidente, que culminou com a eleição simultânea de três papas: um em Roma; outro em Avinhon; e o terceiro em Pisa. 
Entretanto, seu principal trabalho, além da prática da caridade para com os doentes e pobres, foi trazer de volta para os conventos e mosteiros, no século XV, o espírito de pobreza implantado por São Francisco de Assis, dois séculos antes. 
Coleta morreu na fundação de Gand, Bélgica, no dia 6 de março de 1447. Vários registros foram encontrados, narrando os prodígios que ela realizava, ainda em vida. Depois seu culto se intensificou com inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. Santa Coleta foi canonizada pelo Papa Pio VII em 1807. Sua festa é comemorada no dia 07 de fevereiro.
Os séculos se passaram e até o despontar do terceiro milênio, os mais de cento e quarenta mosteiros das Coletinas sempre estiveram ativos na maior parte da Europa, como também na América, Ásia e África, onde estão presentes.

Oração
Ó Deus, nosso Pai, pela intercessão de Santa Coleta, fazei que nos acompanhe sempre a Vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Amém.
Santa Coleta, rogai por nós.

Devoção a Santa Coleta para um bom parto
A devoção a Santa Coleta para obter a graça de ter um bom parto nasceu do fato de que a mãe dela a gerou em idade avançada, com riscos na gravidez e no parto. Além disso, Coleta teve especial veneração pela Encarnação e Nascimento de Jesus. Assim, as Clarissas divulgam esta devoção porque, recorrendo à intercessão de Santa Coleta, muitas mulheres grávidas recebem a graça de ter um feliz parto e dar à luz uma criança saudável.

Oração
Ó Santa e gloriosa virgem Coleta, pelo ardente amor e fervorosa devoção que abrasava o teu coração diante do mistério da Encarnação e Nascimento de Jesus, pelas graças maravilhosas com que o Senhor vos enriqueceu, em virtude da sua concepção e nascimento, pela amável e calorosa ternura que tiveste à sua Sagrada Família, porquanto como que transformada em Jesus Cristo por verdadeiro amor e participação nos seus sofrimentos de criança e na sua pobreza, alcança-me dele a graça de serem atendidos os meus pedidos, o que espero por tua valiosa intercessão. Amém. (Pede-se a graça de um bom parto.)

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário