15/03/2011

São Clemente Maria Hofbauer, Confessor (+1821), 15 de Março

João Clemente Maria Hofbauer (Tasswitz, Morávia, 26 de Dezembro de 1751 - Viena, 15 de março de 1820, conhecido também pelo seu nome moraviano de John Dvorák, foi um eremita, religioso e santo.
Hofbauer era o nono dos doze filhos de Maria e Paulo Hofbauer. Foi batizado no dia seguinte, foi-lhe dado o nome de Hansl, ou João, pelo qual foi conhecido por mais de vinte anos até ingressar no eremitério e tomar o nome de Clemente.
Vindo de uma família pobre, Hansl tinha poucas hipóteses de ir para um seminário ou de ingressar numa ordem religiosa. Desde cedo começou a estudar latim o que fez até os 14 anos de idade. Impossibilitado de continuar a estudar para o sacerdócio, dedicou-se a aprender uma profissão. Foi enviado para aprender a profissão de padeiro numa padaria em 1767. Em 1770 foi trabalhar na padaria do mosteiro dos Monges Brancos em "Kloster Bruck". Nessa época os efeitos da guerra e a fome eram sentidos e muitos desabrigados procuraram o mosteiro por ajuda. Hofbauer trabalhou dia e noite para socorrer a gente pobre que batia à sua porta.
Teve destacada atuação contra o estabelecimento de uma Igreja Nacional Germânica e contra as ideias do imperador José II que queria o controle secular do Clero e da Igreja. É considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor.

Fontes:
pt.wikipedia.org
http://www.levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=43733&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário