23/03/2011

São Nikon e seus 199 Discípulos, Mártires (†273), 23 de Março

São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho.
Ainda jovem se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla.
Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote e, pouco tempo depois, tornou-se abade de um monastério com 190 monges que ficaram então sob sua direção. 
Quando seus pais faleceram, Nikon e seus monges juntamente com mais nove pessoas, formavam uma devota comunidade e foram se estabelecer na Sicília. Contudo, foram perseguidos pelo governador da época que era idólatra. Todos os monges se opuseram ao governador e, por isso, foram presos, horrivelmente torturados e, finalmente, assassinados.

Tradução e publicação neste site com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. Pavlos Tamanini
Fonte:
http://ecclesia.com.br/synaxarion/

Nenhum comentário:

Postar um comentário