10/03/2011

São Sofrônio de Jerusalém, Monge, Bispo, Patriarca (550-639), 11 de Março

Sofrônio (em grego: Σωφρόνιος), chamado de São Sofrônio de Jerusalém (Damasco, c. 560 - Jerusalém, 638), foi um monge sírio, famoso por sua extrema dedicação e sofrimento em nome da fé cristã.
Eleito Patriarca de Jerusalém no ano de 633 ou 634, é venerado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa Oriental.
Foi um escritor prolífico, com várias obras contra a heresia do monotelismo. Escreveu vários hinos e escritos hagiográficos. Dentre eles destacam-se as vidas dos santos São Ciro e São João Evangelista.
No ano de sua morte Jerusalém caiu nas mãos dos muçulmanos.

«Feliz a mãe que Te trouxe»

Homilia para a Anunciação, 2; PG 87, 3, 3241 (a partir da trad. do breviário)

«Rejubila, ó cheia de graça, o Senhor é contigo» (Lc 1, 28). E o que pode haver de superior a esse júbilo, ó Virgem e Mãe? O que pode haver acima dessa graça? [...] Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» (Lc 1, 42), porque transformaste em bênção a maldição de Eva, e porque Adão, que até então fora maldito, obteve de ti a bem-aventurança.
Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, se derramou sobre os homens a bênção do Pai, que os libertou da antiga maldição. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, foram salvos os teus antepassados, pois que foste tu quem gerou o Salvador que lhes obteria a redenção.
Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sem teres recebido semente, em ti trouxeste o fruto que doa a toda a terra a bem-aventurança, e a resgata da maldição donde nascem os espinhos. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sendo por natureza mulher, na realidade te tornaste Mãe de Deus, uma vez que, sendo Aquele que geraste, na verdade, Deus feito carne, a mui justo título és chamada Mãe de Deus, porque é Deus Quem verdadeiramente deste à luz.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofr%C3%B4nio
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=55532&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário