29/03/2011

Beato Ludovico Pavoni, Sacerdote, Fundador (+1849), 1º de Abril

O Beato Ludovico Pavoni nasceu em Brescia, Itália, no dia 11 de setembro de 1784. Escutando o chamado de Deus, pôs-se a serviço do seu Reino em favor das crianças, jovens e surdos abandonados de seu tempo.
Iniciou suas atividades nos chamados "Oratórios Dominicais" (centro juvenis para oração, catequese e recreação). Percebendo, porém, que essa atividade era insuficiente para uma sólida educação, sobretudo em favor daqueles que eram órfãos e explorados no seu trabalho, construiu um instituto que os amparasse e fosse para eles uma nova família.
No Instituto São Barnabé, proporcionou a dignidade de vida através da formação humana, religiosa e profissional,a fim de possibilitar a construção de um projeto de vida como sujeitos da própria história.
O Beato Ludovico Pavoni faleceu em Saiano, Itália, no dia 1º de abril de 1849, vítima de uma pneumonia contraída na fuga da guerra bresciana, em que doou a sua própria vida para salvaguardar os seus queridos jovens. Em 1947 a Igreja reconheceu a heroicidade de suas virtudes e, no dia 14 de abril de 2002, foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II.

A Congregação Pavoniana
A Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada (Pavonianos) surgiu em 1847. Desde então, os Religiosos Pavonianos levam adiante o trabalho iniciado pelo fundador, o Beato Ludovico Pavoni, apostando nos valores e no potencial do ser humano, procurando ajudar as crianças, os surdos e os jovens crescerem em autenticidade e no comprometimento com os irmãos e irmãs, especialmente com os empobrecidos.
Estão inseridos na sociedade e na Igreja Católica, através de espaços educativos que abrangem atividades de Ação Complementares à Escola, Escolas Profissionalizantes, colégios, centros especializados de atendimentos aos surdos, paróquias e pastorais específicas (Pastoral da juventude, Pastoral do Surdo e Pastoral da catequese).
A Família Pavoniana é formada por Religiosos (Padres e Irmãos) e leigos e leigas que, "unidos por fortes laços de caridade" e vivenciando o "Espírito de Família", levam à frente a missão de fazer das crianças, dos surdos e dos jovens "bons cristãos e honestos cidadãos".

Um Carisma mais do que vivo
O objetivo que o Beato Ludovico Pavoni teve, desde o início, foi o de constituir uma comunidade de "consagrados inflamados pelo amor de Deus e perseverantes na santificação de si mesmos". Nesse sentido, os Religiosos Pavonianos procuram promover, por todos os meios possíveis, o bem do próximo e distinguem-se pela educação humana, profissional e religiosa das crianças e jovens empobrecidos, bem como dos surdos.
Em tudo, propõem-se a conformar a própria vida à do Divino Mestre, Jesus Cristo, que aponta o caminho para a vida.

"A caridade, bem acesa no coração, há de fazer experimentar
vivamente os interesses divinos e do próximo".
(Beato Ludovico Pavoni)

Fontes:
http://www.centromedianeira.org.br/pavonianos.php
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=52433&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário