Tiago nasceu em Palermo em 15 de março de 1834. Órfão de mãe com apenas 3 anos de idade e de pai, o qual era engenheiro, aos 24 anos, completou sua formação no colégio jesuíta de Palermo.
Aos 21 anos de idade foi laureado em Medicina, profissão que exerceu em Palermo e em São Giuseppe, cidade próxima, até 1859 (25 anos de idade) quando em 8 de dezembro de 1860, em apenas um ano - por já ter formação superior - tornou-se padre, em 22 de dezembro.
Seu trabalho foi o de missionário e fundador de obras assistenciais. Fundou a “Congregação dos Missionários dos Pobres” e a “Congregação das Servas dos Pobres”, pelas miseráveis condições em que vivia a Sicília. Imensa era sua compaixão pelos mais pobres e pelas crianças. Fez outras muitas obras, entre elas a congregação de damas e nobres empenhados em patrocinar a causa dos pobres.
Morreu em Palermo em 14 de março de 1888 aos 54 anos de idade, e foi sepultado no orfanato feminino de Terre Rose, cujas fundações permanecem até os dias de hoje. É padroeiro dos desamparados.
Fontes:
http://www.asj.org.br/educacao_galeriadossantos.asp?codigo=145
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=50968&language=IT&img=&sz=full
Para saber mais sobre este homem santo, acessem:
ResponderExcluirsdpbrasil.blogspot.com.br