09/03/2011

São Macário de Jerusalém, Patriarca (+335 d.C.), 10 de Março

CONTEXTO HISTÓRICO
No contexto histórico de hoje voltamos ao ano 325, quando o primeiro concílio de Nicéia foi convocado por Constantino I, o primeiro imperador romano a aderir ao cristianismo. As perseguições aos cristãos haviam terminado. Constantino tinha um interesse político especial: ele planejava conseguir um império universal, e a uniformidade da adoração divina poderia contribuir para isso. Nicéia, hoje Iznik, é uma cidade da Anatólia, hoje parte da Turquia.
Querendo reunir o maior número possível de pessoas, Constantino ofereceu as facilidades do império para transportar e alojar os bispos. E fez questão de estar presente e de abrir formalmente a sessão. O papa era Silvestre I, que não compareceu, como sinal de protesto pelo fato de o concilio ter sido convocado pelo imperador. Era época da heresia ariana, que questionava a existência das naturezas humana e divina em Jesus.
O número dos membros não pode exatamente ser indicado; Atanásio contou 318, Eusébio somente 250. Entre eles vamos encontrar o santo que homenageamos hoje, São Macário de Jerusalém, que, junto com Alexandre de Alexandria e Eustáquio de Antioquia, compuseram o grupo de três arcebispos. Também estiveram presentes Eusébio de Nicomédia, Eusébio de Cesaréia e Atanásio, na época um diácono novo que acompanhava Alexandre de Alexandria.

O SANTO
Macário viveu um momento muito importante como bispo: terminara a última perseguição anticristã, ordenada e depois suspensa pelo imperador Galério, entre os anos 305 a 311. Foram os seus sucessores, Constantino e Licínio, que concederam aos cristãos plena liberdade para praticarem a fé, para celebrarem seu culto e também, para construírem suas igrejas.
Macário foi indicado Bispo de Jerusalém em 314. Ele conviveu com Santa Helena, a mãe do Imperador Constantino, que exerceu importante influência sobre seu filho. Já idosa e cansada, ela foi para a Palestina, onde supervisionou a construção de basílicas, como a da Natividade e a do Santo Sepulcro.
Macário obteve do soberano autorização para demolir o Capitólio, construído na área em que ficavam o Calvário e o Sepulcro do Senhor. Em cima desse local, foi construída mais tarde a grandiosa Basílica da Ressurreição. De acordo com a tradição, Macário estava com Santa Helena quando ela encontrou as três cruzes da crucificação de Jesus e dos dois ladrões, e sugeriu que uma mulher seriamente doente tocasse em cada uma das cruzes. Segundo ela, a mulher ficaria curada quando tocasse a cruz de Jesus, o que realmente aconteceu.
Macário foi encarregado pelo Imperador Constantino para construir uma igreja sobre o sepulcro de Cristo e supervisionou a construção da Basílica, que foi consagrada em 13 de setembro de 335. Logo depois ele faleceu, de causas naturais, no dia 10 de março de 335.
Macário se notabilizou também por sua luta contra o arianismo. Na época, essa doutrina provocou grande ruptura no mundo cristão. A firmeza com que o Concilio de Nicéia tratou o assunto decorreu, em grande parte, da postura e da ação de Macário.
Os registros mostram ainda que o bispo Macário foi um dos autores do símbolo niceno, ou seja, do Credo que até hoje pronunciamos durante a celebração da Santa Missa, onde professamos a fé ”em um só Deus, Pai Onipotente” e ”em um só Senhor, Jesus Cristo... Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro”.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA
Encontramos em Mateus 16, 15-17: ”Então Jesus lhes perguntou:E vós, quem dizeis que eu sou?’ ” Simão Pedro respondeu: ”Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Em resposta, Jesus disse: ”Feliz és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus.”
Jesus vai com seus discípulos para Cesaréia de Filipe, no extremo norte da região, na nascente do rio Jordão. E ai faz essa pergunta fundamental a Pedro. Da mesma forma que ai nascia o rio Jordão, levando suas águas por toda a terra santa, a profissão de fé de Pedro é como uma nascente que vai irrigar a missão do apóstolo por toda a sua vida.
E hoje, lembrando-nos de São Macário e do Credo de Nicéia, podemos também nos perguntar: em que efetivamente eu acredito? Quem é Jesus para mim?

Fontes:
http://www.daaz.com.br/espiritualidade/Macario.asp
http://www.aascj.org.br/home/wp-content/uploads/2010/03/sao_macario.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário