Nasceu em 1651, em Reims, França. Estudou na Universidade de Sorbonne, em Paris. Em 1678 foi ordenado sacerdote e tornou-se cônego. Renunciou, entretanto, às grandes vantagens do cargo e, juntamente com doze companheiros, fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. É o primeiro instituto de base leiga que, mais tarde, inspirará o surgimento dos diversos institutos seculares de leigos consagrados.
João Batista de La Salle dedicou a sua vida à educação. Não apenas se preocupou com a instrução primária, mas também com a formação humana e profissional da juventude. Para isso fundou institutos técnicos, com cursos profissionalizantes. Com grande intuição, aboliu o uso do latim e adotou a língua pátria para o ensino de todas as matérias. Foi, sem dúvida, um inovador da educação, revolucionando os métodos pedagógicos e elaborando uma filosofia da educação, cujas influências benéficas ainda se fazem sentir.
A sua obra perdura até hoje, na presença dos seus filhos, os irmãos Lassalistas ou Salesianos, em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Partiu para o Paraíso em Rouen, no dia 7 de abril de 1719.
Fontes:
http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090407&id=10470&fd=0
http://evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=49387&language=PT&img=&sz=full
Nenhum comentário:
Postar um comentário