12/09/2017

Beata Maria Luisa Prosperi, Abadessa e Mística (1799-1847), 12 de setembro




Maria Luisa Angelica Prosperi, cujo nome civil é Gertrude, nasce em Fogliano, perto de Cascia, na Úmbria (Itália) em 19 de agosto de 1799, filha de Domenico e de Maria Diomedi. Mesmo pertencendo à nobreza local, sua família não possui grandes recursos financeiros. Gertrude é batizada no mesmo dia de seu nascimento, e a pia batismal onde recebeu este sacramento existe ainda hoje na igreja paroquial de Santo Hipólito.

Sentindo o chamado à vida religiosa, em 4 de maio de 1820 Gertrude entra para o Mosteiro das Beneditinas de Santa Lúcia em Trevi, na Úmbria, fundado em 1344. Logo ela se torna modelo para suas Irmãs consagradas, na prática das virtudes e na observância dos votos. O Senhor a enriquecerá com dons místicos particulares sem poupá-la de longas e dolorosas provações. Eleita Abadessa do Mosteiro em 1º de outubro de 1837, ela o governará até sua morte em 12 de setembro de 1847, aos 48 anos de idade.

Maria Luisa (Gertrude) esconde sua vida com Cristo em Deus, uma vida fecunda de bem para com a comunidade beneditina de Trevi e para o renascimento espiritual da Igreja de seu tempo. Três são as práticas que ela mantém desde a sua adolescência, e que nos mostra com seu formidável testemunho: a adoração ao Santíssimo Sacramento, a contemplação ao Crucifixo e a confiança na infinita Misericórdia do Sagrado Coração de Jesus, tendo a plena consciência do encontro com Ele e com seus Irmãos e Irmãs na Santa Comunhão.
 
Maria Luisa Prosperi foi beatificada em 10 de novembro de 2012 na Catedral de Spoleto, na Úmbria, pelo Cardeal Angelo Amato s.d.b., Prefeito da Congregação para a causa dos Santos, que então representava o Papa Emérito Bento XVI.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
monasterosantalucia.it/ ;
wikipédia.org (« Rév. et trad. x gpm »). 
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170912&id=17046&fd=0
http://www.santiebeati.it/dettaglio/95646

Nenhum comentário:

Postar um comentário