23/09/2017

Beato Otton de Freising, Bispo (1112-1158), 22 de setembro


Representação de Otton de Freising em Viena.

Otton de Freising foi um Bispo e cronista alemão, historiador de Frederico Barberousse, sendo um dos grandes teóricos da história do período medieval. Nasceu em Klosterneuburg em 1112 e morreu em 28 de setembro de 1158 na Abadia de Morimond, onde está enterrado.

Filho do marquês Leopoldo III da Áustria e de Agnès da Germânia, filha do Imperador Henrique IV, Otton pertencia à dinastia germânica de Babenberg. Foi educado no mosteiro de Neuburg, na Baviera, antes de ir estudar em Paris, por volta de 1126-1136. Estudante de teologia, interessava-se igualmente pela filosofia escolástica, a qual mais tarde ele introduziria na Alemanha. Em 1132, Otton entrou para o mosteiro cisterciense de Morimond na Borgonha; em 1138 foi ordenado sacerdote e, em seguida, eleito abade daquele mosteiro. Nesse mesmo ano foi nomeado Bispo de Freising na Baviera. Participou da malfadada Segunda Cruzada, em 1147, ao lado de seu irmão, o Rei Conrado III. O grupo dos Cruzados comandado pelo Bispo é dizimado, mas Otton consegue chegar a Jerusalém, retornando então para a Baviera por volta de 1148-1149. Recebeu os favores do sucessor de Conrado, o Imperador Frederico Barberousse, notadamente arbitrando a disputa em torno do ducado da Baviera em 1156. No ano seguinte, participou da Dieta de Besançon. Morreu na abadia de Morimond em 22 de setembro de 1158.

Teologia da História
Em De duabus civitatitibus (As duas cidades), uma crônica filosófica e histórica em oito volumes, Otton de Freising retoma a tradiçãos agostiniana das duas cidades místicas, uma terrestre e a outra celeste, simbolizadas respectivamente por Babilônia e Jerusalém. Identifica a cidade terrestre nos impérios que se sucederam desde o começo do mundo. Durante esta sequência de reinados, a autoridade passa assim dos Romanos aos Gregos, dos Gregos aos Francos, dos Francos aos Lombardos, e dos Lombardos aos Germânicos. Esta história é a descrição de uma longa e contínua decadência, e a dissolução de Roma prefigura a dissolução do Universo. Na época de Otton, o Santo Império Romano-Germânico aparece como um tipo de corpo terrestre da cidade de Deus, e isso desde a conversão de Constantino. Ora, a Igreja parece crescer à medida que o Império entra em decadência. Eis a razão por que Otton admite a existência não de duas cidades, mas de apenas uma, que ele chama de Igreja. Esta crônica, escrita durante a guerra civil na Alemanha, contém igualmente informações preciosas sobre a história de seu tempo.


A morte de Gregório VII na Gest Frederici (manuscrito de Iéna).
Otton é particularmente o primeiro a mencionar o Padre João em sua crônica. No seu sétimo livro, ele menciona uma embaixada armênia vinda à corte do Papa Eugênio III contar sobre a dramática situação do Reino de Jerusalém desde a tomada de Edessa pelos muçulmanos. Todavia, um Bispo de Gebal chamado Hugo conta o fracasso infligido aos Turcos seljúcidas por um certo Johannes, cristão nestoriano cujo projeto era socorrer a Terra Santa. Do ponto de vista histórico, a comitiva dos filhos de Gengis Khan incluía uma minoria nestoriana. Em 1620, a invasão da Síria aiúbida por Houlagou Khan assumiu efetivamente a característica de uma   cruzada nestoriana. Do ponto de vista espiritual, esta embaixada é, de alguma forma, um outro caminho que leva à salvação. A reintegração da Igreja armênia prefigura o fim das querelas dogmáticas e rituais no seio da Igreja universal. Além disso, o Padre João é a feliz junção dos dois poderes que governam o destino do mundo: a autoridade espiritual e o poder temporal. O vencedor dos Persas, incarnando as qualidades sacerdotais e reais, assume a paz escatológica.

As Gesta Frederici, redigidas sob a ordem de Barberousse entre 1157-1158, é uma história em quarto volumes da casa dos Hohenstaufen. A crônica começa com a querela das Investiduras e termina por volta de 1156. A partir do terceiro volume, a crônica tem sua continuação escrita por um discípulo chamado Ragewin ou Rahewin.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Otton_de_Freising
https://fr.wikipedia.org/wiki/Otton_de_Freising#/media/File:Ottovonfreising.jpg

https://fr.wikipedia.org/wiki/Otton_de_Freising#/media/File:Investiturstreit.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário