19/09/2017

Beato Francisco de Posadas, Padre o.p. († 1713), Comemoração: Martyrologium Romanum, 20 de setembro (dies natalis); Ordo Fratrum Praedicatorum, 22 de setembro

Francisco nasceu em Posadas (Córdoba, Espanha) em 25 de novembro de 1644. De pais cristão nobres, porém pobres, desde cedo mostrou um grande amor a Deus e uma terna devoção para com a Santa Virgem Maria, todos os dias recitando o rosário com outras crianças a quem ele havia transmitido o gosto por esta prática.

Desde o seu nascimento sua mãe o havia posto sob a proteção de Maria, e desejava muito vê-lo entrando para a Ordem de São Domingos. Por este motivo, Francisco sempre se enxergou como um consagrado a Deus. Sua mãe ficou viúva quando ele tinha cinco anos, vindo a se casar novamente com um homem que o forçou a aprender uma profissão, confiando-o a um brutal sapateiro. Graças à sua paciência e doçura, Francisco acabou ganhando a afeição de seu mestre a tal ponto que acabou recebendo dele a ajuda para terminar seus estudos, que haviam sido interrompidos. O jovem cuidou de sua mãe quando esta perdeu o segundo marido; mais tarde, ele atribuiu todas as graças com que Deus o cobria ao respeito e cuidados que dispensou à sua mãe.

Francisco pôde, enfim, entrar para a Ordem dos Dominicanos em 1663 e, após fazer seu noviciado no Convento da Scala Caeli, perto de Córdoba, ali pronunciou seus votos. No começo, a comunidade não conseguia apreciá-lo, fazendo-o alvo de perseguição e calúnias que ele soube suportar sem se queixar; mas depois acabaram reconhecendo o quanto haviam sido injustos com ele, e Francisco foi, então, ordenado Padre em São Lucas.

Quando pregava, a multidão era tão grande que frequentemente Francisco era obrigado a fazê-lo em praças públicas. A força e a beleza de seus sermões, o charme de sua palavra, suas lágrimas, seu exterior, tudo concorria para tocar e converter os corações: às vezes, viam seu rosto resplandecente como as representações dos serafins. Em suas missões, Francisco levava uma vida mortificada, viajando a pé, quase sempre descalço, sem carregar provisões e tendo por cama apenas um saco de palha, dormindo frequentemente sobre o chão de terra batida.

Seu sucesso era tão grande ouvindo confissões quanto pregando seus sermões. Francisco procurava afastar seus ouvidos de tudo o que pudesse pôr em risco a sua fé, sem se intimidar nem pelo cansaço, nem pelos perigos e obstáculos, nem pelas austeridades e jejuns. Sua humildade, seu amor aos pobres faziam com que o considerassem uma pessoa santa.

Após recusar um bispado na Sardenha, bem como o de Cadix, e passar toda a sua vida em trabalhos missionários, Francisco morreu quase subitamente, quando acabava de celebrar a missa, em 20 de setembro de 1713.

Francisco de Posadas foi beatificado em 20 de setembro de 1818 pelo Papa Pio VII (Barnaba Chiaramonti, Pontífice entre 1800-1823).

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170920&id=16531&fd=0

http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=48336&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário