11/09/2017

São João Gabriel Perboyre, Padre da Congregação da Missão e Mártir na China (1802-1840), 11 de setembro



João Gabriel Perboyre nasce em Mongesty, perto de Cahors, na França meridional, em 6 de janeiro de 1802. Ele é o filho mais velho de uma família de camponeses abastados da qual seis dos oito filhos abraçarão a vida religiosa.

João é destinado a assumir a fazenda da família, mas quando seu irmão Luis completa nove anos, o irmão mais velho o acompanha até Montauban onde o menino deve continuar seus estudos. O objetivo é João ajudá-lo a se adaptar à vida no pensionato, cuja escola havia sido fundada e é dirigida por seu tio Jacques, Padre Lazarista, que atravessou a tormenta revolucionária como padre refratário (que não jurou obediência ao governo revolucionário). Diante de suas aptidões, João é incentivado a também permanecer no pensionato.

Ao fim de seus estudos, acompanha uma missão pregada por um Padre Lazarista e, em 1818, entra na Companhia da Missão. Seu tio havia recentemente criado um seminário, já que estava sem um desde a Revolução; João Gabriel é seu primeiro aluno. Pronuncia seus votos em 1820 e, em 1823, antes mesmo de ser ordenado Padre, é nomeado professor em Montdidier, perto de Amiens, onde tem bastante sucesso junto aos jovens, criando um comitê de alunos, organizando a visita aos pobres.
É ordenado Padre em 1826 na Rue du Bac, sendo então enviado a Saint-Flour em Cantal como professor de teologia, onde é tão bem sucedido que seu bispo o faz diretor do Seminário. Em 1832 é nomeado assistente do Diretor do Seminário interno de Paris, o noviciado dos Lazaristas. Nessa épca trazem-lhe as relíquias do Beato Francisco Régis, martirizado na China, o que faz nascer nele o desejo de seguir este caminho, especialmente depois de seu irmão Luis ser morto antes de chegar naquele país.

Em 1835, finalmente aceitam deixá-lo partir rumo à China – o médico que se opunha a essa viagem voltou atrás na sua decisão após uma noite em claro. Sua longa e penosa viagem dura de março de 1835 a meados de agosto de 1836, quando João chega a seu Posto na Província de Ho Nan; nesse vasto território cumpre diversas missões. No ano seguinte assume como Pároco na Província de Hou Pei. Em 1839 João é denunciado por um catecúmeno, sendo submetido a inúmeras sessões de tortura que o devastam; no entanto ele se recusa a pisotear a Cruz. Seus carrascos ficam impressionados por sua educação e sua calma. Condenado, ele ainda deve esperar muito tempo pela confirmação do veredito do Imperador. João morre estrangulado numa forca em forma de cruz, na tarde de sexta-feira 11 de setembro de 1840. Os cristãos conseguem ocultamente recuperar seu corpo e enterrá-lo ao lado do Beato Francisco Régis, que havia sido martirizado vinte anos antes.

João-Gabriel Perboyre foi beatificado em 10 de novembro de 1889 pelo Papa Leão XIII (Vincenzo Gioacchino Pecci, Papa entre 1878-1903) e canonizado em Roma por São João Paulo II (Karol Józef Wojtyła, Papa entre 1978-2005), em 2 de junho de 1996.

Para um aprofundamento biográfico:
Jean-Gabriel Perboyre
 http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19960602_perboyre_fr.html

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20170911&id=6550&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=49750&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário