26/09/2017

Santo Ermenfredo, Abade de Cusance, França († v. 670), 25 de setembro

Ermenfredo, ou Ermenfredus em latim, é um santo de origem germânica, nascido numa família nobre, rica e poderosa do Condado de Borgonha. Era irmão de Vandelin, filho de Ermenricus e Waldalina, e sobrinho do chefe varasco Isério. Foi convertido pelo abade Eustáquio de Luxeuil.1 Viveu no Século VII no Departamento de Doubs, França, onde é particularmente venerado. Inicialmente monge em Luxeuil fundou, sobre as ruínas de um antigo convento, o Priorado de Cusance, de onde se tornou abade. Emenfredo é patrono dos trabalhadores, e festejado em 25 de setembro.

Após uma passagem pela escola do palácio do Rei Clotário II com seu irmão Vandelin, Ermenfredo entrou para o monastério de Luxeuil, onde permaneceu por alguns anos. Ordenado padre pelo abade Valbert, foi encarregado, com alguns monges, de reerguer o antigo convento de monjas construído por Isério em Cusance, e que estava em ruínas. Ermenfredo libertou os servos da região e, em 631-632, assumiu uma pequena comunidade religiosa afiliada ao mosteiro de Luxeuil, onde era observada a Regra de São Colombano, ali morrendo em 25 de setembro de 670.2

Em Vitae Ermenfredi et Valdalini, Acta SS.Sept, T.VIII, publicadas meio século após a morte de Ermenfredo, o monge Egilberto, reitor de Cusance, relata vários milagres, que lhe teriam sido contados por pastores, ou dos quais ele mesmo havia sido testemunha. Dentre eles:1
• O óleo de uma lamparina, suspensa perto do túmulo de Ermenfredo, que queima sem jamais se consumir, transbordando a ponto de manter outra lamparina acesa.
• Um servo do priorado que, tendo ficado cego, recuperou a visão após se prostrar diante do túmulo de Ermenfredo.
• Uma menina, sofrendo com um grande tormento, recobrou a paz interior após ter orado diante da sepultura do santo.
• Um dia, um estrangeiro que percorria os mosteiros, com ferros nas mãos em sinal de penitência, foi libertado de suas correntes após orar diante do túmulo de Ermenfredo. Segundo o autor, esses últimos permaneceram na porta da igreja para testemunhar a proteção do santo.
• Nas vésperas de uma Páscoa, os sinos da igreja tocaram várias vezes, fora dos horários habituais, para chamar os religiosos à oração.

Quando Ermenfredo morreu, a igreja de Nossa Senhora de Cusance, onde está enterrado, tornou-se o lugar de peregrinação mais importante do Condado de Borgonha. No Século IX, as relíquias do santo foram transferidas para a igreja de Santoche, depois circularam pelas igrejas de Pompierre e de Clerval, onde finalmente repousam desde18101.

A despeito dessas transferências, os habitantes de Santoche, assim como os fiéis de Clerval, continuam a festejar seu santo patrono Ermenfredo todo 25 de setembro.3

Notas e referências
1.   a, b, c e d Abbé Dallay, Saint Ermenfroy et l'abbaye de Cusance, imprimerie Paul Jacquin, Besançon, 1886.
2.   Cugnier Gilles, Histoire du monastère de Luxeuil à travers ses abbés, tome 1, édition Guéniot, Langres, 2004.
3.   Site da associação Les Amis de Saint Colomban de Luxeuil.

Tradução e adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Ermenfroy_de_Cusance

http://contepourenfants.over-blog.com/tag/legendes%20de%20franche-comte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário