10/10/2017

Santos Mártires de Turón (Astúrias): Irmãos Cirilo Bertrán e 8 Companheiros, Frades s.p. e Inocncio da Imaculada, Padre c.p., 9 de outubro



A Igreja reconhece a santidade de nove Irmãos das Escolas cristãs e de um Padre Passionista. Oito desses Irmãos formavam uma comunidade que comandava uma escola em Turón, no centro de um vale de mineração nas Astúrias, no Nordeste da Espanha. Foram martirizados em 1934. O nono Irmão era da Catalunha, e foi morto em 1937 perto de Tarragona. O Padre Passionista tinha ido à escola de Turón para confessar as crianças quando foi morto. A Igreja os venera porque permaneceram fiéis à sua consagração ao ponto de darem a vida pela fé e por sua missão evangelizadora. Eram em sua maioria jovens religiosos: quatro tinham menos de 26 anos, e o mais velho não tinha mais que 46. São eles:
Irmão Cirilo-Bertrán (José Sanz Tejedor)
Irmão Marciano-José (Filomeno López López)
Irmão Victoriano-Pio (Claudio Bernabé Cano)
Irmão Julián-Alfredo (Vilfrido Fernandez Zapico)
Irmão Benjamin-Julián (Vicente Alonso Andrés)
Irmão Héctor Valdivielso (Benito De Jesûs)
Irmão Aniceto-Adolfo (Manuel Seco Gutiérrez)
Irmão Augusto-Andrés (Roman Martinez Fernandez)
Irmão Jaime-Hilario Barbal (Manuel Barbal Cosán)
Padre Inocêncio da Imaculada (Manuel Canoura Arnau)

O reconhecimento oficial de sua santidade exalta ao mesmo tempo a missão, delicada e difícil, dos educadores cristãos da juventude. O fato de os oito Irmãos de Turón terem sido canonizados em comunidade pode ser um poderoso estímulo para as comunidades de ensino. Para um aprofundamento biográfico: “Martyrs de Turón” (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano) 

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171009&id=16756&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=35545&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário