16/10/2017

Beato Gonçalo de Lagos, OSA (1360-1422), 14 de Outubro



Nasceu por volta de 1360 na pequena cidade de Lagos, no Algarve. Era um pescador, filhos de pescadores. Quando visitava uma das igrejas agostinianas em Lisboa sentiu a chamada à vida claustral. No ano 1380 vestiu o hábito dos filhos de Santo Agostinho. Destacou-se desde o inicio pelo amor ao estudo, ainda que, devido à sua humildade de espírito, não quis aceitar o mestrado em Teologia.

Uma vez ordenado sacerdote, foi muito apreciado tanto pelas suas homilias como pela sua entrega ao trabalho pastoral e à salvação das almas. De maneira particular gostava muito de ensinar e transmitir as verdades de fé aos obreiros e às pessoas ignorantes. E ainda mais às crianças e aos adolescentes. Nomeado várias vezes prior - esteve à frente, inclusive, dos maiores e mais importantes conventos da província lusitana, como Lisboa e Santarém - deixou muitas marcas do quão importante para ele era o tema religioso e a observância da vida monástica. Apesar de um excelente calígrafo, miniaturista e compositor de cânticos sagrados, não era por isso que não desejava fazer outros trabalhos mais humildes como, por exemplo, o de enfermeiro, cozinheiro ou porteiro. O seu espírito de piedade foi exemplar, vivendo-o unido a um profundo sentido ascético.

Em 1412, foi eleito superior do convento de Torres Vedras, uma localidade próxima a Lisboa, onde permaneceu até ao final dos seus dias, desempenhando uma incansável atividade no campo pastoral e pedagógico. Eram muitas as pessoas que sentiam um afeto muito especial por ele.

Faleceu no dia 15 de Novembro de 1422 e foi sepultado na igreja conventual Virgem da Graça de Torres Vedras, onde hoje em dia podemos ver os seus restos. Já era venerado como santo durante a vida, mas após a sua morte o culto foi aumentando. O seu nome continua presente na mente dos portugueses, especialmente entre as gentes das cidades pelas que passou, que o invocam como protetor celeste das gentes do mar e padroeiro da juventude. O seu culto foi confirmado pelo Papa Pio VI em 1778.

Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fonte:
http://hagiosdatrindade.blogspot.com.br/2009/10/beato-goncalo-de-lagos-osa-14-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário