10/10/2017

Santa Justina (Giustina), Mártir († 304), 07 de outubro



Justina é um nome de orgem latina, que significa Justa”. Pode haver três Santas Justinas:
- Justina Bezzoli, que nasceu em Arezzo, na Toscana. Tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Beneditinas de sua cidade natal, inicialmente no Convento São Marcos, depois no de Todos os Santos. Terminou sua vida reclusa como eremita em Civitella, em 1319.

- Outra Justina é festejada em 26 de setembro. Esta foi cortejada por um mago da Antioquia, no Chipre, tendo sido por ela convertido ao cristianismo. Ambos foram martirizados na Nicomédia, Ásia Menor, durante a perseguição de Diocleciano no início do Século IV.

- Em 7 de outubro também festejamos Justina de Pádua, que nasceu em data desconhecida, durante o Século III. Teria sido batizada em Pádua por um discípulo de São Pedro. Sua fé era muito forte e ela era muito ligada a Cristo, e por isso foi morta com um golpe de espada, em Pádua, no dia 7 de outubro do ano 304, durante as perseguições de Maximiano, antes do Edito de Constantino. Sobre o túmulo de Justina de Pádua foi erguida a Basílica de Santa Justina (Abbazia di Santa Giustina) pelo prefeito do pretório Venanzio Opolione, no Século VI. Esta basílica tornou-se, no Século XV, um importante centro monástico, suprimido em 1810 por Napoleão Bonaparte. Em 1919 o mosteiro foi reaberto, abrigando a “Biblioteca de Santa Justina. Para um aprofundamento no assunto, ver “Sainte Justine de Padoue, Vierge et Martyre” (francês).

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171007&id=7115&fd=0
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Andrea_Mantegna_016.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário