22/10/2017

Santa Laura Montoya Upegui, Religiosa e Fundadora das “Missionárias de Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena” (1874-1949), 21 de outubro



Laura Montoya Upegui nasceu em Jericó, Antioquia (Colômbia) em 26 de maio de 1874. Depois da morte de seu pai durante a guerra civil de 1876-1877, sua mãe passou a criar seus três filhos na mais profunda pobreza. Laura tornou-se professora aos 16 anos, ainda que fosse totalmente autodidata.

Em 1914, apoiada por D. Maximiliano Crespo, bispo de Santa Fé de Antioquia, fundou uma comunidade religiosa: as “Missionárias de Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena”, uma obra religiosa que rompia com os modelos tradicionais e que Laura dirigiu com bastante energia. Sua profissão de professora conduziu-a a entrar em contato com inúmeras populações em Antioquia e, depois, com o Colégio da Imaculada em Medellin, até que ela se sentiu chamada a realizar a “Obra dos Índios”, um trabalho heroico em serviço dos povos autóctones das florestas da América.

Com cinco de suas discípulas e se mãe Doloritas Upegui, Laura formou o grupo das “Missionárias Catequistas dos Índios” que, em 5 de maio, deixou Medellin rumo a Dabeiba abrindo uma trilha na floresta. Apesar da incompreensão e do desprezo de alguns chefes civis e religiosos da época, ela cumpriu seu trabalho de evangelização na pobreza e em contato com a cultura autóctone.

Após uma vida de serviço, Laura morreu em Medellin no dia 21 de outubro de 1949, deixando uma Congregação que possuía 90 casas em 3 países, e 467 religiosas. Atualmente estão presentes em 19 países da América, África e Europa.

Foi beatificada em Roma em 25 de abril de 2004 por São João Paulo II, junto com cinco outros Servos de Deus: o Padre August Czartoryski; três religiosas: María Guadalupe García Zavala, Nemesia Valle, Eusebia Palomino Yenes; uma leiga: Alexandrina Maria da Costa. Laura Montoya Upegui foi canonizada em 12 de maio de 2013 pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro em Roma tornando-se, assim, a primeira santa colombiana. 

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171021&id=16863&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=52543&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário