10/10/2017

Santa Reparata, Mártir († entre 250-253), 8 de outubro



Originária de Cesareia da Palestina, Reparata teria sido morta por volta dos anos 250-253, aos 15 anos de idade, durante as perseguições do Imperador Décio.

Inicialmente, teriam tentado queimá-la viva, mas ela foi salva por uma chuva bastante oportuna. Uma outra vez, fizeram-na beber breu fervente, mas uma vez mais ela sobreviveu. Finalmente, Reparata foi decaptada. Seu corpo foi posto num barco deixado à deriva no Mar Mediterrâneo. A embarcação chegou à costa de Nice. Os restos mortais de Reparata foram enterrados numa capela antes de serem transladados para a Catedral de Santa Reparata, em 1690.

Assim como ocorreu com São Torpes (Saint Tropez), Lázaro ou as Santas Marta, Maria, Maria Madalena e Devota, que chegaram ao Sul da França pelo Mediterrâneo, o culto a Santa Reparata manifesta a expansão da cristandade a partir da Terra Santa, conduzida pelos mercadores, soldados e viajantes. O Domo de Florença foi dedicado a Santa Reparata até 1298, como atestam várias pinturas primitivas florentinas, onde ela é representada ao lado da Virgem Maria. Seus principais símbolos são a pomba, às vezes saindo de sua boca, a palma do martírio, um livro ou ainda o estandarte da Ressurreição.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171008&id=7138&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=53168&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário