06/10/2017

Beato Alberto Marvelli, Leigo (1918-1946), 5 de outubro



Alberto Marvelli nasceu em Ferrara (Itália) em 21 de março de 1918, e era o segundo de seis irmãos. Cresceu numa família profundamente cristã, onde a piedade caminhava lado a lado com a atividade caritativa, catequética e social. Durante a juventude, frequentou o Patronado Salesiano da Ação Católica, onde desenvolveu sua fé através de uma escolha decisiva: “Meu programa se resume a uma palavra: a santidade.” Na universidade, amadureceu sua formação cultural e espiritual na FUCI, escolhendo Piergiorgio Frassati como modelo de vida.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Alberto trabalhou durante um breve período nas fábricas da FIAT de Turim, tendo sido dispensado das Forças Armadas pois três de seus irmãos já se encontravam no front. Quando a Alemanha ocupou a Itália, em 1943, ele voltou para casa em Rimini, onde decidiu cumprir seu dever de operário da caridade. Após os bombardeios, era o primeiro a ir em socorro aos feridos, a encorajar os sobreviventes, a assistir os moribundos e a resgatar vítimas presas sob escombros. Alberto também distribuía aos pobres tudo o que conseguia arrecadar de doações, como colchões, cobertas, alimentos. Ia à casa dos camponeses e comerciantes para comprar todo tipo de gêneros alimentícios, colocava-os em sua bicicleta e ia distribuir às famílias que sofriam com a fome e a doença. Às vezes voltava para casa sem sapatos nem bicicleta, pois preferia socorrer os que necessitavam também desses itens.

Durante a ocupação alemã, Alberto conseguiu salvar da deportação inúmeros jovens. Através de ações corajosas e heroicas, abriu vagões de trens já fechados que iam partir da estação de Santarcangelo di Romagna, libertando assim homens e mulheres que seriam enviados aos campos de concentração.

Após a libertação da cidade, em 23 de setembro de 1945, foi constituída a primeira Junta do Comitê de Libertação e entre seus assessores também estava Alberto, que não fazia parte de qualquer partido nem da resistência, mas era reconhecido e admirado pelo trabalho que havia feito em favor dos refugiados. Ele tinha apenas 26 anos, mas sabia enfrentar os problemas com competência e as situações difíceis com coragem. A ele foi confiada a tarefa mais difícil: a de cuidar da comissão para habitação que devia organizar a alocação das moradias na cidade, resolver problemas jurídicos, requisitar apartamentos, inevitavelmente gerando ressentimentos. A ele também foi confiada a tarefa de reconstrução na qualidade de colaborador da seção destacada da Engenharia Civil.

Alberto acabou se inscrevendo no partido político da Democracia Cristã, abraçando seu engajamento político como um serviço à coletividade: para ele, a atividade política poderia e deveria tornar-se a expressão mais elevada da fé vivida.

Em 1945, o Bispo da diocese de Alberto convidou-o a dirigir os Graduados Católicos. Ele então abriu uma Universidade popular e iniciou um “sopão”, orando com os pobres e atendendo às necessidades deles. Sua atividade em favor de todos era incansável: ele também foi um dos fundadores dos ACLI (Associação Cristã Lavoratori [trabalhadores] – Italianos) e igualmente fundou uma cooperativa de operários da construção. A intimidade com Jesus Eucarístico jamais significou voltar-se para si mesmo, mas sim uma força para realizar uma obra de redenção e libertação capaz de humanizar a face da terra.

Na noite de 5 de outubro de 1946, aos 28 anos, Alberto de bicicleta ia a uma reunião eleitoral quando foi atropelado por um caminhão militar, morrendo algumas horas depois. Sua morte provocou uma profunda comoção. Devido à sua maneira de viver o apostolado leigo no centro da sociedade, Alberto é considerado um autêntico precursor do Concílio Vaticano II.

Alberto Marvelli foi beatificado em Loreto (província de Ancona, Itália) em 5 de setembro de 2004 por São João Paulo II.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171005&id=16729&fd=0
http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=40102&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário