06/10/2017

Beato Francisco Xaver Seelos, Padre Redentorista c.ss.r. († 1867), 4 de outubro

Francisco Xaver Seelos nasceu em 11 de janeiro de 1819 em Füssen, na Baviera (Alemanha). Foi batizado no mesmo dia de seu nascimento na igreja paroquial de São Mang.

Desejando se tornar padre desde a infância, Francisco entrou no Seminário Diocesano em 1842 após terminar seus estudos de Filosofia. Tendo conhecido os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada para a evangelização dos mais abandonados, decidiu dela fazer parte e exercer seu ministério junto aos imigrantes de língua alemã presentes nos Estados Unidos. Recebido na Congregação em 22 de novembro de 1842, partiu no ano seguinte do Havre, na França, rumo a Nova York, no dia 20 de abril de 1843.

Ao concluir seu noviciado e seus estudos teológicos, Francisco foi ordenado padre em 22 de dezembro de 1844, na igreja redentorista de São Tiago em Baltimore, Maryland. Após sua ordenação, trabalhou durante nove anos na Paróquia de Santa Filomena em Pittsburg, na Pensilvânia, inicialmente como vigário de São João Neumann, Superior da comunidade, e depois na qualidade de Superior e Pároco durante os três últimos anos. Ao mesmo tempo também foi Mestre de Noviços.

Francisco se consagrou à pregação missionária com Neumann. Sua disponibilidade e afabilidade natural no acolhimento e a compreensão das necessidades das pessoas logo o fizeram conhecido como um confessor experiente e guia espiritual, tanto que até mesmo pessoas de fora da Paróquia vinham procura-lo. Os fiéis o descreviam como o missionário do sorriso permanente e do coração generoso, especialmente para com as pessoas necessitadas e os marginalizados.

Fiel ao carisma redentorista, Francisco sempre se exprimia por um estilo de vida e uma linguagem simples. Suas pregações, ricas de conteúdo bíblico, eram sempre escutadas e compreendidas mesmo pelas pessoas mais incultas. A catequese para as crianças foi uma característica constante de seu apostolado, um ministério que ele não apenas privilegiava, mas que ele considerava fundamental para o crescimento cristão da comunidade paroquial.

Em 1854, Francisco foi transferido de Pittsburg para Baltimore, depois para Cumberland e Annapolis, sempre engajado no ministério paroquial, exercendo assim a responsabilidade de formador como prefeito dos estudantes redentoristas. Também neste ministério ele confirmou suas principais características de pastor afável, inculcando nos futuros missionários redentoristas o entusiasmo, o espírito de sacrifício e o zelo apostólico para o bem espiritual e temporal do povo.

Em 1860, o Bispo Michael O'Connor di Pittsburgh propôs-lhe que o sucedesse, mas tendo obtido do Beato Pio IX (Giovanni Maria Mastai Ferretti, Pontífice entre 1846-1878) a dispensa de tal responsabilidade, de 1863 a 1866 Francisco se dedicou em tempo integral à atividade missionária itinerante, pregando em inglês e alemão nos Estados de Connecticut, Illinois, Michigan, Missouri, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island e Wisconsin.

Após um período de atividade paroquial em Detroit, Michigan, Francisco foi transferido em 1866 para a comunidade de Nova Orléans, na Louisiana. Também lá, como pároco da Igreja da Assunção, foi reconhecido como um pastor sempre alegremente disponível e singularmente cuidadoso para com os mais pobres e abandonados. Porém, nos planos de Deus, seu ministério em Nova Orléans deveria ser breve. No mês de setembro, extenuado devido às visitas aos doentes de febre amarela, também ele acabou contraindo a doença. Após tê-la suportado paciente e serenamente durante várias semanas, Francisco Xaver entrou na Vida Eterna em 4 de outubro de 1867, prestes a completar 49 anos.

Francisco Xaver Seelos foi beatificado em 9 de abril de 2000, na Praça São Pedro, por São João Paulo II (Karol Józef  Wojtyła, Pontífice entre 1978-2005).

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:
http://levangileauquotidien.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20171004&id=14031&fd=0

http://levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=48407&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário:

Postar um comentário