23/05/2011

São Leôncio, Bispo de Rostov, Mártir (+1077), 23 de Maio

São Leôncio, um grego de Constantinopla, foi o primeiro monge das Grutas de Kiev que chegou a se tornar bispo e, pouco depois de 1051, foi chamado para governar a Eparquia de Rostov. Em seu governo levou adiante a tradição dos santos bispos missionários que o haviam precedido, tendo ainda mais êxito do que os seus antecessores na conversão dos pagãos, apesar da perseguição a que esteve submetido.
Diz-se que, graças ao dom de milagres que o céu lhe concedeu, concluiu a evangelização daquela região. Isto, porém, é pouco provável, já que Santo Abraão, cinqüenta anos mais tarde, esteve evangelizando nos arredores de Rostov – a não ser que a data do apostolado de Santo Abraão não seja precisa. São Leôncio morreu por volta do ano 1077.
Sempre foi considerado um mártir em virtude dos maus tratos sofridos nas mãos dos pagãos. Diz-se que os primeiros dois mártires da Rússia, no tempo de São Valdomiro, o Grande, foram leigos e, por isso é que São Leôncio é chamado “hieromártir“, isto é, mártir sacerdote. O nome de São Leôncio ainda é citado na preparação da Divina Liturgia bizantina.

Tradução e publicação neste site com permissão de Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário