04/05/2011

Santa Irene de Tessalônica, Grande e Ilustre Mártir (+Século IV), 05 de Maio

A Santa e grande mártir Irene nasceu na cidade de Magedon, na Pérsia durante o século IV. Era filha do rei pagão Licínio, e seus pais lhe deram o nome de Penélope. 
Já em sua juventude Irene aceitou a fé cristã, compreendendo a futilidade da vida pagã. Segundo a tradição, foi batizada pelo Apóstolo São Timóteo, discípulo do Apóstolo São Paulo. Desejando dedicar sua vida de forma plena ao Senhor, Irene renunciou ao casamento. Ao conhecer mais profundamente a fé cristã, procurou convencer seus pais para que se convertessem ao cristianismo.
O pai de Irene, a princípio, ouviu as suas palavras com benevolência, mas logo ficou indignado com ela e, quando ela se negou a adorar os ídolos, ele a jogou sob as patas dos cavalos selvagens. Sem tocar a mártir, os cavalos se jogaram sobre o pai de Irene e o esmagaram até a morte. Quando, por suas orações, foi trazido de volta à vida, ele, sua família e mais de 3 mil pessoas aderiram à fé cristã.
Depois disso, Santa Irene começou de forma determinada a profetizar sobre Jesus Cristo entre os povos da Macedônia, tendo sido, por causa disso, submetida a freqüentes sofrimentos e humilhações. Por ordem do governador de Sedeka, Santa Irene foi jogada em um poço com víboras. Retirada com vida, mais tarde, finalmente foi amarrada a uma roda de moinho. Os sofrimentos da santa eram acompanhados por sinais miraculosos, atraindo muitas pessoas à fé em Cristo: as víboras não tocaram Irene; as serras não marcaram seu corpo; a roda de moinho parou de girar. O próprio carrasco, Vavodon, passou a crer em Jesus Cristo e foi batizado. No total, graças a Irene, cerca de 10 mil pagãos tornaram-se cristãos.
Quando o Senhor predisse a Irene que ela morreria, ela foi para uma caverna no interior de uma montanha perto da cidade de Éfeso e, a seu pedido, a entrada foi fechada com pedras. No 4º dia, seus conhecidos retornaram à gruta e não encontraram o corpo de Irene. Todos compreenderam que ela foi levada pelo Senhor ao céu. Na antiga Bizâncio, a comemoração de Santa Irene era muito reverenciada. Em Constantinopla, vários e magníficos templos foram construídos em sua memória.

Tradução e publicação neste sitecom permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André Sperandio

Outras comemorações do dia:
·  Santo Adriano de Monzensk, monge (+1610);
·  Santos mártires Neófitos Gaios e Caianos

Leituras do dia (Liturgia Ortodoxa):
Ep.: At 13,13-24 | Ev.: Jo 6,5-14 | Tom da semana: 5°

Fonte
http://ecclesia.com.br/synaxarion/?p=3907

Um comentário:

  1. Paz. Ótimo exemplo de fé , mas quem tem que ser reverenciado é Deus, basta vc olhar o significado de reverenciar e vai entender.

    ResponderExcluir