06/07/2011

São Pancrácio, Bispo, Mártir (+ Século I), 09 de Julho

Era natural de Antioquia e viveu na época dos Apóstolos. Ainda jovem, foi com seus pais a Jerusalém e lá se batizou. Logo após a morte de seus pais, Pancrácio desejou dedicar-se de corpo e alma a Cristo e à propagação de Seu Evangelho. No entanto, como fazê-lo, se herdara toda a riqueza de seus pais?
A resposta, Pancrácio encontrou nas próprias palavras do Senhor: «Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me!» (Mt 19, 21) De fato, Pancrácio pôs em prática esta exigência: libertou os escravos, repartiu todos os bens com os pobres e, livre de todas as preocupações existenciais, dedicou-se exclusivamente à propagação da Palavra do Evangelho. Seguiu São Pedro e São Paulo em Antioquia e, em Kilikίa, encontrou o Apóstolo São Paulo, que nomeou-o bispo de Tabromenίu, na Siscilia.
São Pancrácio foi notável neste cargo, destacando-se por suas virtudes como um perfeito pastor, ensinando e servindo com amor seus fiéis. Com sua pregação, à luz do conhecimento de Deus, chamou a atenção do povo que o escutava. Muitos, convertidos à fé cristã através de suas pregações passaram a segui-lo, inclusive o soberano do lugar, de nome Bonifácio. Fundou neste lugar um santo templo para o culto cristão. No entanto, sua notabilidade chamou a atenção dos judeus e idólatras que, movidos pela inveja de seu trabalho evangélico, mataram Pancrácio enquanto este orava por eles.

Tradução e publicação neste site com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário