07/07/2011

Os Santos 45 Mártires de Nikópolis (+ Século IV), 10 de Julho

Estes santos foram martirizados na cidade de Nikópolis, Armênia, no início do Século IV. Era a época do imperador Licínio. Nesse grupo de mártires encontravam-se Daniel, Mauricio, Antonio e Leão, os mais conhecidos, e líderes espirituais do grupo.
Após tomarem conhecimento de um decreto contra os cristãos, publicados por ordem do imperador, os Santos Mártires se apresentaram diante de Licínio e confessaram sua fé. Este, após escutá-los, perguntou-lhes por que não adoravam aos deuses pagãos, ao que responderam: «Cristo nos ensinou a não prestarmos adoração a deuses que não existem.» Ouvindo a resposta, Licínio ordenou que lhes amarrassem os pés e as mãos e conduzissem todos à prisão, privando-os de água e pão. Os Santos passaram a noite em oração, dizendo: «Abençoa-nos, Senhor, Rei glorioso, porque Tu és a Vida verdadeira, oferecida em sacrifício por nós, pecadores, Tu que és o Filho do Deus verdadeiro; concede, Senhor, que de tal modo estejamos unidos, que nos tornemos uma só alma, e assim possamos testemunhar a Ti; e que, juntos, possamos empreender a viagem ao Reino de Deus!»
Na manhã seguinte, Licínio ordenou que fossem trazidos à sua presença. Perguntou-lhes, então, se haviam se arrependido de sua posição de não adorar aos deuses pagãos. Eles, num só coração e a uma só voz responderam: «Somos cristãos.» Movido de ódio, o imperador ordenou que lhes cortassem as mãos e os pés; depois, foram todos lançados ao fogo. Assim, unidos pela mesma fé, no mesmo sentimento, foram dignos de receber o título de Mártires de nossa Santa Igreja.

Tradução e publicação neste site com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário