De acordo com o menológio do imperador Basílio, São Luciniano era um sacerdote pagão de Nicomédia, convertido ao cristianismo já em idade avançada, e morreu martirizado. Durante o reinado do Imperador Aureliano, ele foi preso e levado perante o juiz Silvano.
Tendo se recusado a negar Cristo, golpearam-no em seu rosto com pedras, o açoitaram e o arrastaram por uma corda atada em torno de seu pescoço. Mais tarde foi encarcerado e, na prisão, teve o consolo de encontrar quatro jovens cristãos: Claudio, Hipácio, Paulo e Dionísio, aos quais fortaleceu com tal êxito na fé que, quando estes foram levados perante o tribunal, fizeram uma firme confissão de sua fé. São Luciniano foi, então, colocado em um forno quente, do qual, no entanto, saiu incólume. Por último, os cinco foram enviados para Bizâncio e lá Luciniano foi crucificado e os demais decapitados.
Paula, uma cristã que levava alimentos para os mártires na prisão e lhes tratava as feridas, também foi detida, torturada no forno e, finalmente, decapitada. A população de Constantinopla sempre nutriu grande devoção a estes Santos Mártires.
Tradução e publicação neste site com permissão de Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André
Trad.: Pe. André
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário