27/06/2011

Santa Joana, a Mirófora, Discípula de Jesus (+ Século I), 27 de Junho

Falecimento         Século I
Canonização        Pré-Congregação
Venerada por      Igrejas Ortodoxa, Católica Romana, Anglicana, Luterana
Festa                    3º Domingo da Páscoa e 27 de Junho (Ortodoxos), 24 de Maio (Católicos Romanos), 3 de Agosto (Luteranos) 

Joana, ou Joana a Mirófora, é um personagem do Novo Testamento associado à vida de Jesus e é freqüentemente considerada como uma de suas discípulas.

No Evangelho

Santa Joana é uma das mulheres mencionadas no Evangelho de São Lucas, as que acompanharam Jesus e os Doze Apóstolos1 : «Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, intendente de Herodes, Suzana e muitas outras, que os auxiliavam com seus bens2 ».
Joana era possivelmente viúva de Cuza, ou então seguia Jesus com o consentimento de seu marido3. Na verdade, era costume dos Judeus, naquela época, que os pregadores fossem seguidos por algumas mulheres piedosas, sem que isso causasse escândalo3.
Joana aparece entre as mulheres que foram ao túmulo de Jesus para embalsamar Seu Corpo segundo a narrativa do Evangelho de Lucas. Foram também estas mulheres que contaram aos Apóstolos e aos outros discípulos que o túmulo estava vazio e que «dois homens com vestes resplandecentes» lhes haviam aparecido4.
Para os especialistas do Novo Testamento Richard Bauckham e Ben Witherington III, a discípula Joana e a cristã Júnias, mencionada por Paulo na sua Epístola aos Romanos (Romanos 16, 7), seriam na verdade a mesma pessoa5,6.

Santa
Joana a Mirófora é honrada como santa honrada como santa pela Igreja Ortodoxa no «Domingo das Miróforas», que corresponde ao terceiro domingo da Páscoa Ortodoxa, e o dia 27 de Junho. A Igreja Católica Romana a festeja em 24 de Maio7. Enfim, ela é celebrada pela Igreja Luterana – Sínodo do Missouri em 3 de Agosto, com Santa Salomé.

Anexos – Links externos

Notas
1.          Lc 8. 2-3 [arquivo]
2.          Tradução : Bíblia de Jerusalém
3.          a et b François Sabbathier, Dictionnaire pour l'intelligence des auteurs classiques, grecs et latins, 23º tomo, Paris, Delalain, 1777, páginas 103 et 104 [arquivo]
4.          Lc 24. 4 [arquivo]
5.          (en) Richard Bauckham, Gospel Women : Studies of the Named Women in the Gospels, Continuum International Publishing Group, 2002, páginas 109-202, (ISBN 9780567088703)
6.          (en) « Joanna, Apostle of the Lord – or Jailbait ? », Bible Review 21.2, primavera 2005, pp. 12-14, 46-47
7.          (en) St. Joanna [arquivo], Catholic.org. Consultado em 21 de janeiro de 2009.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado
giseledoprado70@gmail.com

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário