01/06/2011

Santo Ermías, Soldado, Mártir, 31 de Maio

Santo Ermías foi um soldado da reserva. Prestou serviço militar em Kômona, de Capadócia, cumprindo com sua obrigação com César. Era um dos mais valentes soldados da sua tropa e nunca recuou diante do inimigo, mesmo nas derrotas.
Quando teve início a perseguição aos cristãos, nos tempos do rei Marco Antonio, Ermías foi também conduzido à prisão, sem que levassem em conta os grandes serviços prestados ao rei e, tão pouco, a sua idade avançada. Então, o governador Sebastiano ordenou a Ermías que fizesse um sacrifício aos ídolos.
Esta ordem surpreendeu o santo que, sorrindo, disse: “Seria pouco inteligente e até estranho, governador, deixar a luz e adorar a obscuridade, abandonar a verdade e abraçar-me com a mentira; perder a vida e me deixar cair na morte. Nosso Deus e Senhor Jesus Cristo disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. (Jo 8, 12) ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14, 6).” Depois disso, o governador ordenou que ele fosse lançado no fogo.
No meio das chamas, milagrosamente, o santo permaneceu incólume, sem nenhum sinal de queimadura. Santo Ermías morreu, mais tarde, decapitado.

Tradução e publicação neste site com permissão de Ortodoxia.org
Trad.: Pe. Andre
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário